GRUPO 2 - EDUARDO SENA . NATHALYE JOYCE, GUSTAVO ELIAS E NATHALIA OLIVIERA
Em 1907, por iniciativa de Robert Fraser, um escocês vindo da Argentina, que juntamente com um grupo de investidores ingleses, inaugurou a Fábrica Brasileira de Alpargatas e calçados. Localizada no bairro da Mooca na cidade de São Paulo a fábrica produzia alpargatas Roda, Lonas e Encerados. As alpargatas eram feitas com material leve e resistente ideal para serem utilizados na colheita do café, por não machucar os grãos dispostos nos terreiros de secagem. Dois anos após a construção da empresa, seu nome foi alterado para São Paulo Alpargatas Company S.A. O desenvolvimento da empresa era visível na medida em que o volume da produção foi gradativamente sendo ampliado. Em 1914, teve início a Primeira Guerra Mundial que afetou a economia brasileira.Desse modo, a produção do café ficou estagnada o que gerou uma diminuição da demanda no número de alpargatas, comprometendo assim a situação financeira da empresa. Dificultando ainda mais a situação da empresa, em 1918 a gripe espanhola chega ao Brasil, vírus trazido por imigrantes que vinham para o país para complementar a mão de obra nas plantações de café. Com isso, parte dos funcionários contraiu a gripe, sendo que muitos chegaram a óbito, o que causou um déficit na produção da empresa. Na década de 40, mais uma vez, a empresa modifica o seu nome para São Paulo Alpargatas S.A. A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, não afetou a produção da empresa que conseguiu manter a sua participação no mercado brasileiro. Ao término deste período, a empresa lançou no mercado uma série de calças jeans como a Brim Coringa, a Rodeio, e logo na década de 50, as calças Far West.
Em 1950, a marca toma uma nova forma, associando seu produto com o futebol, esporte muito popular no Brasil, o que gerou uma maior popularização da marca e que, evidentemente, elevou o seu consumo pela população. Em 1955, Juscelino Kubitschek assume o poder, o slogan de sua campanha era “50 anos em cinco”, um líder com ideologia própria e desenvolvimentista, o “Plano de Metas”2 , visava acelerar os processos que se apresentavam em acúmulo e aumentando a produtividade dos investimentos em atividades produtivas, tendo como meta também a construção de uma nova Capital da República, Brasília. Esse período de progresso no país facilitou a continuidade do sucesso que a Alpargatas adquiriu, pois sem crises financeiras afetando a sociedade sua produção permanecia e suas vendas aumentavam. Em 1958, no decorrer da Copa do Mundo, a Alpargatas conseguiu patrocinar a transmissão dos jogos através da Rádio Bandeirantes, tornando-se ainda mais popular. No início da década seguinte, em 1962 a empresa lançou as Havaianas. Um produto inspirado nas típicas sandálias japonesas Zori, feita com tiras em tecido e palhas de arroz, logo de início foi perceptível a aceitação satisfatória pela população, pois, em menos de um ano de seu lançamento, eram fabricados mais de 1.000 pares de sandálias por dia.Desde então, os investimentos com o produto foram aumentando a cada dia. Na década de 1970, as Havaianas eram tão bem aceitas pelos consumidores, que se tornam alvo da pirataria e imitações. Diante disso, a empresa precisou mudar a sua estratégia de marketing. Para isso, contatou a agência de publicidade JW Thompson que, rapidamente, criou o slogan “Legítimas só Havaianas”. Esta propaganda era acompanhado por um garoto propaganda de grande importância, o humorista Chico Anysio que pronunciava a seguinte frase: “Não deforma, não soltam as tiras e não tem cheiro”. Com isso, podemos dizer que a publicidade do produto passa do tema futebol, para enfatizar a qualidade do produto. Contudo, ainda continua vinculando o seu produto a ícones da cultura popular como o humorista Chico Anysio.
Nos anos 1980 o sucesso era gradativo, nessa momento já eram vendidos 80 milhões de pares de Havaianas por ano. Elas se tornaram tão fundamentais na vida do brasileiro que na década de 80 foram consideradas como um dos itens da cesta básica, como o arroz e o feijão.
No início da década de 90, é necessário mudar a idéia para um foco de mais chique e confortável. No entanto, a intenção de associar o humor em suas publicidades ainda continua, porém agora com outra celebridade, Luís Fernando Guimarães que integrou o programa humorístico TV Pirata de grande sucesso no início da década. Ao decorrer dos anos 90, à uma junção de idéias voltadas para o popular futebol, porém sem abandonar o requinte do chique.
potencial e o valor das marcas são os principais ativos de uma grande empresa, a Alpargatas não era diferente, o mundo capitalista da década dos anos 90 exigia cada vez mais novidades no mercado, era preciso modificar. algo para que a empresa conseguisse a ascensão, então criou se o slogan “Havaianas. Todo mundo usa.”, a partir deste momento a Havaianas multiplicou suas criações envolvendo novas estampas, cores e modelos, incluindo a Havaianas Baby.
O governo brasileiro, a partir do começo dos anos 2000, passou a investir em medidas e incentivos fiscais, visando aumentar a participação do país no comércio internacional. Foi uma resposta aos apelos de estudiosos e das principais organizações internacionais – notadamente o FMI e a OMC – que enxergam na abertura comercial a possibilidade de ganhos econômicos. (PINHEIRO, MARKWALD, PEREIRA, 2002). Com o sucesso garantido, a inflação controlada, economia crescendo permite que a empresa se expanda no mercado Internacional prova disso as Havaianas vão para o Oscar no ano de 2003, e presenteiam os indicados com sandálias de modelo exclusivo, evoluindo cada vez mais, no ano seguinte lançou uma edição em que o acabamento era em ouro 18K e diamante assinado pela joalheria brasileira e de prestigio internacional H. Stern
Logo em 2006, lançou especialmente para o público feminino Havaianas Slim, uma linha de sandálias mais delicadas Em 2008 a marca é dona de 70 linhas de produtos diferenciados, a Alpargatas necessitava passar por algumas mudanças e estratégias para conseguir acompanhar essas transformações que a marca Havaianas proporcionava, existia a estrutura baseada em funções, a fábrica recebia orientação para a produção e era feita a divulgação de apenas um modelo para os mesmos canais, essas atividades foram modificadas, a estrutura basearam se em Unidades de Negócio, a orientação da fábrica tornou-se voltada para o mercado e eram exibidos vários modelos das sandálias em canais diferenciados. No ano de 2010, as Havaianas surpreenderam novamente lançando no país mais uma coleção, diferenciada, uma linha de tênis e sandálias fechadas batizada com o nome de Havaianas Soul Collection. A idéia é adequar o produto para o uso em países de temperaturas frias, onde as sandálias já são usadas porém o seu uso não é exatamente o mais indicado.
A empresa das Alpargatas superou todos os problemas políticos e econômicos vividos no Brasil dos anos 60 aos 80, depois dessas turbulências foi capaz de lançar no mercado um produto diferenciado para uma população de renda mais baixa, trabalhadores das lavouras de café. Com a passagem dos anos lançou para o mercado um produto de levaria maior conforto com um foco mais alto buscando a classe social mais alta. Surpreende a população expondo celebridades em suas publicidades, inovando cada dia, explorando as cores lançando ao consumidor a vontade de ter seus produtos, porém caindo no gosto de todos. Enfim hoje é um produto que está presente na maioria dos lares