Entrevistas - Propagandas de 1950-1999
PROPAGANDA 1: Refrigerante "CRUSH", década de 80.
Entrevistador(a): Geovanna Martins
Entrevistada: Ivoneide Martins de Melo
Perguntas:
1- Qual o impacto que essa propaganda teve em sua vida?
Quando dona Ivoneide via esse comercial, ela tinha um enorme desejo de beber esse refrigerante, pois parecia que era muito gostoso e refrescante.
1- Como e porque esse comercial ficou guardado em sua memória?
Por causa de sua infância, ela via muitas vezes esse comercial e com isso vinha a vontade de beber o CRUSH, mesmo que não tenha conseguido beber por conta do alto valor do refrigerante. As imagens e a melodia ajudaram ela a guardar as lembranças do comercial em sua memória.
PROPAGANDA 2: "Mamíferos Parmalat", de 1996.
Entrevistador(a): Milena Maria
Entrevistada: Miriam Regina de Sousa
Perguntas:
1- Qual o impacto que essa propaganda teve em sua vida?
Quando Miriam assistia o comercial, ela achava muito fofo os bebês que apareciam vestidos de animais, fato que marcou muito nas suas lembranças do comercial.
2- Como e porque esse comercial ficou guardado em sua memória?
O comercial ficou guardado em sua memória por causa dos brindes que ela ganhava ao comprar o "leite Parmalat", em forma de ursinhos de pelúcia, idênticos aos das fantasias dos bebês que apareciam no comercial; ela achava muito bonitinho e desejava comprar para ganhar os brindes.
Entrevistador(a): Gabriel Pacheco
Entrevistada: Michela de Brito Pacheco
Perguntas:
1- Porque o comercial foi marcante em sua vida?
Para Michela, a relação pizza com guaraná apresentada no comercial foi o que mais lhe marcou, pois considerava uma combinação perfeita de uma comida que ela gostava muito; além do Jingle produzido pelo comercial, que gerava nela sensações de leveza, conexão e amizade. Ainda reitera, "toda vez que via o comercial, me subia uma vontade imensa de me reunir com os meus amigos".
2- Você acredita que a marca/produto cumpriu o seu papel de te influenciar?
A entrevistada afirmou, "com certeza absoluta, pois sempre que via lembrava do gostinho doce do guaraná antarctica".
3- No contexto do período, você considera essa propaganda como ética ou antiética?
Segundo a Michela, para ela a propaganda cumpre os requisitos para ser considerada uma propaganda ética, pois não fere, nem agride os direitos humanos.
4- E hoje em dia, qual visão você tem sobre a empresa? Possui afinidade com os produtos da marca?
A entrevistada com visão positiva sobre a empresa, respondeu: "por decisões particulares, hoje não tomo nenhum tipo de refrigerante, mas se não fosse por isso consumiria em primeiro lugar o Guaraná". Ainda acrescenta que enxerga a empresa/marca com bons olhos.
PROPAGANDA 4: "Bug" do Milênio, de 1999.
Entrevistador(a): Amanda Santos
Entrevistada: Ailton Natal Carvalho
Perguntas:
1- Qual o impacto que essa propaganda teve em sua vida?
Ailton relata que no ano de 1999, prestes a virar para os anos 2000, o mundo acompanhava uma temida "previsão" do vidente Nostradamus, que dizia que o mundo presenciaria o Bug do Milênio, por causa dos computadores da época. A propagação dessa informação trouxe muito medo e apavoro na época, pois achavam que seria o fim dos tempos, relata Ailton.
2- Como e porque esse comercial ficou guardado em sua memória?
Essa memória ficou gravada em sua mente, pois naquela época ele via e escutava sobre o Bug em todos os cantos, fazendo com que isso ficasse marcado em sua memória até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário