ENTREVISTAS
1.
Entrevistador: Higor Andrade Montagnini
Entrevistada: Mônica da Silva A. Montagnini
PROPAGANDA: "BOMBRIL: MIL E UMA UTILIDADES"
https://www.youtube.com/watch?v=Ws3JcLLRCnk&ab_channel=LauraDucatiMachado
QUESTIONÁRIO:
1. Por que a escolha dessa propaganda? Ela te marcou muito?
R: Na época em que passava esses comerciais da Bombril, eu era pequena e não tínhamos televisão em
casa. Sendo assim, quando eu ia para a casa dos nossos vizinhos que tinham
televisão, sempre passava. A mãe deles, Carita, usava os produtos, e depois de
um tempo minha mãe passou a comprar lá pra casa.
2. As propagandas da época incentivaram você a comprar? Se sim,
por que?
R: Quando eu e seu pai tivemos a nossa casa nós sempre compramos bombril, até nos dias de hoje (quase 30 anos) até porque minha mãe já comprava, então foi algo passado por gerações. De certa maneira, a propaganda de tão famosa que ficou acabou incentivando sim nós a comprarmos.
3. Você acha que para a época foi uma propaganda bem
articulada?
R: Para mim era pois a gente não tinha muito acesso aos meios de comunicação como hoje, então quando eu via eu achava legal, ainda mais porque o garoto Bombril falava diretamente com as senhoras de casa, isso era bastante diferente de tudo o que eu costumava ver, como eu disse, na casa dos nossos vizinhos.
4. E hoje em dia, as propagandas dessa marca fazem propagandas
mais bem feitas ou continua, segundo sua opinião, no mesmo ritmo de antes?
R: Para falar a verdade eu quase não vejo mais propaganda da Bombril, até porque nem assistimos mais tanto televisão, mas sei que o ator que fazia os comerciais ficou até muito tempo fazendo, até alguns anos atrás que eu saiba, quando eu lembro de ter visto, então acredito que devem ser bem feitas assim como antigamente.
As propagandas da Bombril foram umas das de maior sucesso no Brasil, isso porque os comerciais foram muito bem criados, planejados e feitos para a época, marcando uma geração que hoje cresce com saudade daquele tempo. A Bombril surgiu pelos anos seguintes de 1948 e se tornou muito famosa no Brasil, retratando que a limpeza da louça era muito bem feita se usasse os produtos.
Anos seguintes quando a tecnologia se aproximou do nosso país, os comerciais começaram a serem feitos utilizando o ator Carlos Moreno, que trazia um ar de valor da marca para todas as divulgações que eram feitas. Com isso, em 1994 a Campanha da Bombril foi para o Guinness Book (Livro dos Recordes) como a série de publicidade mais longa do mundo. Em 2004, Carlos Moreno se despediu da Bombril em um comercial no qual dizia: “Toda vez que você usar um produto Bombril você vai lembrar um pouquinho de mim”. Em 2005, voltou a fazer comerciais para a marca.
Ela é, querendo ou não, de grande fama no Brasil, trazendo não só nostalgia como também influenciando sempre o uso daquele produto que possui mil e uma utilidades!
2.
Entrevistador: Rafaella Mendonça Fernandes
Entrevistado: Alexsandro Alves Fernandes
Propaganda Ustop- 1984
https://youtu.be/lMVj-FZSY0U
1- Com quantos anos você conheceu essa propaganda e a viu ?
2- Qual sentido você viu nessa propaganda sobre a marca de roupas ?
3- Qual sentimento te trouxe a após assistir a propaganda ?
4- Você já conheceu o produto em mãos ou já usufruiu do produto ?
5- O que mudou para sua vida ou para você depois de assistir essa propaganda ?
Respostas:
1- Eu conheci essa propaganda já com 18 anos de idade, por não ter televisão em casa, vi na casa de uma tia minha.
2- Primeiramente achei bem cômico a forma que colocaram a forma de se vestir, para agradar o seu superior e mostrar que aquilo que você transmite para as pessoas será a forma que elas vão te tratar. Assim na vida como suas atitudes, como também suas vestimentas.
3- O meu sentimento além de felicidade por ser uma propaganda cômica, foi o a realidade de como as pessoas te tratam por apenas usarem algo que um superior como o "chefe" gostou.
4- Nunca usei esse produto, já conheci e sempre me convidaram a usar mas era um produto para aquela época um pouco caro em relação a outras marcas de roupas
5- Por se vestir bem sempre foi algo muito relevante e minha família já mexia muito no ramo de roupas tanto femininas quanto masculinas comecei a trabalhar no ramo com minha família e desenhava calças e blusas para uso masculino principalmente e saia por feiras e vender em centros comerciais as roupas no atacado e agora sou muito conhecido por levar o nome da marca comigo Alex P&A.
3.
Entrevistador: Gabriel Ferreira
Entrevistada: Luzia
Propaganda: Parmalat
https://youtu.be/8xKIPZZSX9s
Ela falou que lembra de uma propaganda de leite do Parmalat que passava na televisão em 1999 quando os filhos dela era pequenos, a propaganda era de bichinhos da Parmalat era várias crianças com fantasia de animais a companha do Parmalat era dos bichinhos de pelúcia que tomava leite, eu lembro que meus filhos ficavam todos vidrados quando passava essa propaganda na televisão.
Literalmente eu achava muito bonitinho eu lembro que eles ficavam me pedindo os bichinhos de pelúcia que passava na televisão, na época para ganhar um deles tinha que juntar 20 códigos de barras do produto e inteirar com mais 8 reais para ganhar um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário