quarta-feira, 25 de maio de 2022

Atividade 2- grupo 2- A expansão da radio no brasil e os formatos de comercialização,

A expansão do rádio no brasil

No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas.
Nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento.
Antes disso, o rádio não era explorado para publicidade ou informação como hoje. Na época, o presidente estabeleceu concessões às empresas particulares para o uso do rádio e, em troca, utilizava o meio como propaganda para divulgar seus feitos e enviar mensagens políticas aos ouvintes no programa obrigatório “A hora do Brasil”, que mais tarde tornou-se “A voz do Brasil”.

A comercialização dos programas das emissoras

Durante a década de 1920, não foi criado um sistema estatal de emissoras de rádio, ficando este caminho aberto para a iniciativa privada. O Decreto nº 16.657, de novembro de 1924, assinado pelo presidente Arthur Bernardes classificou as emissoras de rádio destinadas à radiodifusão como de tipo experimental e também determinava que somente sociedades nacionais tivessem concessões e as transmissões deveriam ser feitas em língua portuguesa.


OS ASTROS E AS ESTRELAS DO RÁDIO E O ENTRETENIMENTO

Tendo como objetivo atrair novos ouvintes, as emissoras empenhavam-se em produzir programas populares, levando em consideração a opinião pública para a sua avaliação.
 Vários programas de variedades surgiram com a introdução do patrocínio de anunciantes, levando o rádio a transformar-se em fenômeno social e dando-lhe o poder de influenciar comportamentos e ditar modas, devido à sua capacidade de conquista de milhares de fiéis ouvintes. Muitos programas lançaram artistas, como Carmem Miranda, Mário Reis, Francisco Alves, Noel Rosa entre outros. A mesma rádio lança o Repórter Esso (1941), que inaugura o radiojornalismo brasileiro. As técnicas introduzidas por ele – frases curtas e objetivas, agilidade, instantaneidade e seleção cuidadosa das notícias – são usadas até hoje na maioria dos jornais falados.



O Rádio na era Vargas

Getúlio Vargas e os vitoriosos da “Revolução” de 1930 criaram uma legislação que atribuía ao governo o total controle sobre tal veículo de comunicação. Em 1931, foi criada uma comissão Técnica de Rádio, na qual o presidente teria o direito de nomear seus integrantes. Estava aberto o caminho para a formação de uma rede nacional controlada pelo Ministério da Educação e Saúde que garantia ao governo a exclusividade para autorizar particulares a criarem novas emissoras. As concessões, a qualquer momento poderiam ser cassadas, pois eram feitas a título precário. Dessa forma, o rádio, mesmo sendo um veículo de comunicação privado, tornou-se um meio controlado pelo Estado.

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