quarta-feira, 25 de maio de 2022

atividade 2/ grupo 6 - Gabriel Santana, Leonardo Bonilha, Alexandre arruda, Daniel Alves

 Revista e Radionovelas 

As revistas chegaram ao Brasil juntamente com a corte portuguesa no início do século XIX A autorização para imprimir em território nacional veio com a autorização para instalação da imprensa régia, em 1908, determinada por D. João VI. No entanto, a primeira revista surgiu em 1812.

Outro tipo de publicação que se destaca entre o final do século XIX e início do século XX, são as chamadas "galantes", revistas totalmente voltadas para o público masculino que mesclavam política, sociedade, picadas, caricaturas, desenhos, contos e fotos eróticos

No início do século XX, acompanhando a crescente evolução da indústria no país, começam a surgir os mais variados tipos de publicações. A fotografia passa a ter lugar de destaque junto aos periódicos nacionais a ponto de, em 1900, surgir A Revista da Semana, especializada em fazer reconstituições de crimes em estúdios fotográficos instaurando, assim, no mercado brasileiro de revistas, um modelo que veio para ficar: veículos recheados de ilustrações e fotos atraentes aos olhos do consumidor. 


   Em 1920 à 1922 cerca de 35% das publicidades apresentadas mensalmente nas edições da revista eram direcionadas especificamente a modelagem do corpo, se apresentando como remédio ou cosméticos, numa função múltipla de cuidar, tratar e embelezar.

apresentavam objetos de adornos, como joias ou tecidos, e as publicidades prometiam o melhoramento do corpo em si; exemplo de propaganda de moda:


(as publicidades prometiam enegrecer os cabelos)


(tinham comparações de quem não usava os produtos de beleza)

 

 As Revistas de Rádio no Brasil: Décadas De 1920 - 1950


As revistas de rádio foram criadas no Brasil na década de 1920, simultaneamente ao surgimento das primeiras  emissões  radiofônicas. Tais  publicações pretendiam inicialmente  satisfazer o interesse informativo dos primeiros aficionados do rádio, e seu conteúdo editorial apresentava principalmente assuntos relacionados à radiodifusão, de cunho técnico e científico e, posteriormente, se tornaram um apoio muito forte às emissoras de Rádio. Na década de 1930, com a evolução do rádio como veículo de  comunicação  de  massa, o crescimento  das  emissoras no Brasil e a autorização da propaganda radiofônica pelo Presidente Getúlio Vargas, as revistas  receberam maior investimento e passaram a ter relevância como representantes da cultura, por meio da exposição da produção musical do Brasil, evidenciando os artistas do meio radiofônico, em especial cantoras e  cantores que se tornavam celebridades na época.

As Primeiras Revistas Brasileiras Sobre Rádio


A direção da Rádio Sociedade criou um veículo de comunicação impresso, em 15 de outubro  de 1923, para  ampliar a sua divulgação e a sua programação e para atender ao crescente interesse do público por esse novo meio de comunicação lançada oficialmente por Roquete Pinto, a revista radio tinha como objetivo a divulgação  científica geral, sendo considerada o órgão oficial da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Objetivo: A Rádio Sociedade fundou-se para  propagar no Brasil o T.S.F. como elemento da cultura popular e manterá para seus sócios uma biblioteca, um laboratório e uma estação de telefonia, que diariamente espalhará  por grande  parte do território nacional informações cientificas e industriais, conferencias literárias, a poesia e a música.

   (A revista radio passou a ser posteriormente da rádio clube de Pernambuco, da rádio clube cearense e da rádio sociedade da Bahia, circulando até 1926, quando nasceu a revista Electron, também idealizada por Roquete Pinto.)


 (Em seu conteúdo editorial, além de abordar assuntos de interesse dos sócios da emissora, como balanço de atividades e alteração da estrutura da emissora, a revista divulgava a programação da Rádio Sociedade, que incluía músicas, atualidades, notícias econômicas e esportivas, entre outros conteúdos).

 

Décadas de 1930 e 1940: As revistas De Rádio e os Artistas


Na década de 1930 com a evolução do Rádio, as revistas, que antes eram porta vozes das suas emissoras, passaram a apresentar conteúdos relacionados à música brasileira, aos cantores populares e aos artistas do meio radiofônico. Muitas revistas substituíram os conteúdos técnicos e literários de suas seções, bem como seu caráter educacional, pela divulgação da vida dos artistas. Elas objetivavam relatar as histórias, com dados pessoais, fotografias e informações à respeito das novelas, dos atores, dos cantores e dos apresentadores do Rádio. 

(Capa da Revista Carioca Com fotografia da cantora Ester de Abreu)


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