quarta-feira, 4 de maio de 2022

Atividade aula 1/Grupo 7: Mercado de Produtos de Higiene e Beleza no Brasil em periódicos (1800-1919).

Grupo 7: Higor Montagnini, Rafaella Fernandes, Gabriel Ferreira e Ana Julia Tonhati

Tema: Mercado de produtos de higiene e beleza no Brasil em periódicos. (1800-1919)


A chegada da Revolução Industrial no final do século XVIII e início do século XIX, com certeza deixaram a indústria dos cosméticos e de higiene pessoal mais popularizada.

Esse importante acontecimento que mudou os rumos do nosso planeta trouxe novas matérias-primas para a fabricação de cosméticos mais variados e mais baratos, por exemplo: a ureia, o ácido benzóico, a soda, a glicerina, o peróxido de hidrogênio, o óleo mineral refinado, a vaselina, o talco e outros.

No Brasil, a higiene pessoal era bastante comprometida visto que o nosso país, durante o período de um século teve suas transições de um território colonizado que se tornou uma monarquia e depois virou uma república. Assim, nessa margem histórica de 1800 para frente, também com a influência teatral, o pó de giz branco e azul, papéis tingidos de vermelho, tinta nanquim, tijolo triturado e cortiça eram aplicados no rosto. Karl Bodden, um alemão, desenvolveu a tinta graxa, que era composta de zinco branco, amarelo ocre, vermelho e banha, o que se tornou um padrão na maquiagem teatral. O rosto branco retornou após a Guerra Civil nos Estados Unidos. Os perigos do chumbo foram descobertos nesse período.

Na segunda metade do século, o isolamento da anilina forneceu alternativas mais seguras aos metais pesados. Na França, por exemplo, as mulheres usavam maquiagem livremente e a indústria cosmética se desenvolvia rapidamente. 

Vejamos alguns anúncios que vão da segunda metade do século XIX até os anos iniciais do século XX:


No século XIX eram comuns, nos grandes centros europeus, as casas de banhos. O ambiente tinha uma estrutura para banhos medicinais, com acompanhamento de um profissional da área da saúde. Na época eram raras as casas que tinham um banheiro nas condições que temos nos dias atuais. A cadeira sanitária, ducha, ou escarradeira eram artigos para as residências de luxo.

 

O cartaz acima mostra o anúncio de A Sereia Paulista, que foi uma casa de banho inaugurada em 28 de setembro de 1865, na cidade de São Paulo. O estabelecimento tinha um poço para abastecimento de água, reservatórios, aquecimento e vários quartos com uma banheira de mármore em cada um. Um dos quartos disponíveis para os clientes era adaptado para “banhos de chuva”. Na sala da frente, “refrescos finos e bebidas de espírito”. 




Promovendo a chegada da Europa de "duas arrobas de cabelos sortidos de todas as cores", o Salão Oliveira buscava proclamar os benefícios para senhoras da sociedade paulistana. Essa campanha buscava alertar as clientelas contra as falsificações e foi veiculada no jornal Correio Paulistano na edição do dia 29 de abril de 1879






Como dito no anúncio anterior, as falsificações de produtos renomados existem desde os séculos passados. A publicidade ajuda a previnir os clientes, emitindo alertas sobre esses produtos enganosos. Neste anúncio veiculado no fim do século XIX apresentava um longo texto alertando as falsificações do sabonete Rifger. O texto apontava as características do produto, mostrando ao público que o sabonete falso era muito semelhante ao original. A campanha veiculada no jornal Correio Paulistano na edição do dia 27 de fevereiro de 1895.





O típico produto que atende as mais diversas necessidades, para todo o perfil de consumo. Essa propaganda é de 1892, onde o Dr. Ayer promovia seu tônico capilar nas páginas do jornal O Correio Paulistano. A edição do jornal no dia 26 de abril trazia uma imagem emblemática aos produtos e um longo texto apontavam os benefícios desse tônico, tendo como as palavras-chave “Abundância e Formosura”. 




Diretamente do começo do século passado temos o anúncio do Creme Ormonde. Em um texto coloquial o produto era enaltecido pelos seus diversos benefícios à pele: "Alvíssimo e de perfume delicioso". O produto era encontrado em perfumarias da antiga capital nacional, Rio de Janeiro, já que o mesmo era importado dos Estados Unidos. Esse anúncio foi veiculado na Revista A Careta do dia 18 de setembro de 1909.





O anúncio acima trata-se do “maravilhoso” sabonete líquido “Aristolino”. As aspas no “maravilhoso” se deve ao fato de que, segundo a propaganda da época, o sabão tinha uma gama variada de funções além da função normal de um sabão comum. Assim, o Aristolino funcionava como cicatrizante, anti-parasitário, anti-eczema, fazia limpeza de pele, era contra a queda de cabelos e muito mais.





Acima temos a Tintura Duqueza, do Boticário Loubet, onde percebemos que esconder madeixas brancas é uma tradição secular, e produtos para pintar cabelo, barba e bigode são ofertados no Brasil desde a época do Império. Ela prometia a “juventude eterna” e o produto era acondicionado numa embalagem moderna para a época: uma elegante caixa de papelão, com sistema de abertura e com rótulo que servia de lacre anti violação. 









Na época em que a exibição do corpo feminino era um mito, o Dr. Ribacal apresentou a sua Pasta Russa. A promessa era de encantar as mulheres com a propaganda: “seios desenvolvidos, fortificados e aformoseados em apenas dois meses”, como diz o anúncio. Ele ficou estampado em diversos jornais por muito tempo desde a transição do século XIX para o XX.








"Moças que tem espinhas usam em vez de pó de arroz - Feridan - com resultado maravilhoso".

Essa era a promessa de um cosmético para aliviar o problema de muitas moças relacionados à acne. O ano era 1918 e com a veiculação do anúncio em uma revista feminina (A Cigarra), o objetivo de comunicação do anúncio estava bem assertivo. 







A campanha acima é especificamente de Portugal, o produto apresentado é o Sabonete Arêgos. O sabonete tinha sua base as águas sulfurosas de Arêgos, em Portugal. Na campanha apresentada após o seu lançamento, uma imagem que causaria muita polêmica nos dias atuais: uma garota limpando o rosto de um senhor negro, deixando-o com o rosto branco. A fala da garota apontava a missão: "só falta metade". O assunto principal do produto: "embranquece e cura a pele"



No século XX, principalmente no período entre Guerras, a produção caseira foi substituída pela produção em maior escala. E assim veio o início da evolução dos cosméticos e produtos de higiene pessoal no mundo e no Brasil. Esses produtos começaram a se tornar mais acessíveis, eficientes e compatíveis com a pele, além 
de nascer o desenvolvimento de produtos importantes como os filtros solares.









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